Pular para o conteúdo principal

A história das Olimpíadas em um grande livro com download gratuito



Saber e entender a história do esporte como um todo ajuda a compreender a mudança sociais, culturais e política que a humanidade vive durante todos os tempos. Desde a Antiguidade, os homens já mantinham rituais e tradições com focos diversos, como o culto ao corpo e a deuses. 

A Olimpíada da Era Moderna, surgida por iniciativa do Barão Pierre de Coubertin, em 1896 passou por todas as transformações que o mundo viveu durante todo o século XX. Neste período foram duas Grandes Guerras, fortes conflitos ideológicos e muitos momentos.

E haja fôlego para entender tudo isso. Há publicações, felizmente, que narram toda essa "aventura" olímpica. E, em comemoração à Rio-2016, há lançamentos bem bacana sobre os Jogos Olímpicos. Um deles, disponível desde julho de forma gratuita na internet. 


Divulgado pelo jornalista Juca Kfouri, o livro "História dos Jogos Olímpicos", de Airton de Farias, é uma grande viagem pelas histórias das Olimpíadas, desde as suas origens, passando por todas as edições até chegar Rio-2016 e os detalhes políticos e da participação brasileira na disputa. 


Juca Kfouri, aliás, escreve a apresentação do livro. Em um dos artigos de #OAlanbrado na cobertura dos Jogos Olímpicos Rio-2016, utilizamos informações do livro como fonte. 


O site para realizar o download é http://livrohistoriadosjogosolimpicos.armazemcultura.com.br/. Há duas formas de acessar. A primeira, liberando o ebook após publicação nas redes sociais, e a segunda, contribuindo com o autor e editora com valor voluntario. É interessante para quem puder contribuir com o excelente trabalho. 

São 240 páginas, com ilustrações e imagens. Diversas curiosidades e descrição fácil dos momentos olímpicos. 

Ainda falando em livro, ganhamos na visita ao Museu do Futebol, o livro "Olimpismo no Brasil: medalhas e classificações", de Aristides Almeida Rocha e Henrique Nicolini. Um livro muito bacana focando nas participações brasileira em todas as Olimpíadas e dando destaque aos atletas e sua luta individual para buscar resultados em outros países. 

É importante destacar que o livro fala não somente dos medalhistas, mas os que alcançaram grandes resultados nos Jogos. Em um país que há pouco ou nenhum apoio aos esportistas, a participação já vale muito. 


Conhece mais algum título legal? Indica para gente. ;)


BRAAAAASIL!  Ouro no vôlei de praia masculino! A dupla Alisson Cerutti e Bruno Schimidt, vencendo a dupla italiana. É a segunda conquista na modalidade nestes Jogos. A primeira, a prata da dupla feminina. Até o momento, o Brasil, no quadro de medalhas, tem 5 ouros, 5 pratas e 5 bronzes.

NO MICROFONE Luís Roberto narrou mais esta conquista brasileira. Foi a primeira vez do narrador nestes Jogos. Luís, aliás, foi responsável por um dos momentos mais legais da cobertura. Este GIF, que merece ser publicado aqui:

PERNA CURTA A mentira contada pelos atletas norte-americanos nesta semana alcançou proporções gigantes. Além de levar em conta a visão estereotipada que os estrangeiros têm do país (quando houve os primeiros relatos do suposto assalto e a cobertura internacional, depois redimindo-se), o episódio gerou críticas a postura do atleta no país. 


“Não desistam de nós, porque nós não vamos desistir”

Formiga, camisa 10 da seleção brasileira de futebol feminino, em sua última Olimpíada. A atleta, um dos nomes mais importantes do time, despediu-se da equipe nos Jogos após a derrota para o Canadá na disputa pelo bronze. Com a declaração, ela pediu que as pessoas continuassem olhando para as meninas, que precisam de apoio.

Siga #OAlanbrado no Facebook!

Comentários

Posts mais acessados

Editor de #OAlanbrado participa de programa esportivo em web rádio

"Rebatida" é a hora esportiva semanal da Rádio Itatiba; programa que comenta sobre assuntos futebolísticos está disponível na íntegra pela internet São Paulo e Corinthians jogaram por competições internacionais e suas participações foram bastante comentadas pelos fãs do futebol brasileiro. Por parte do Tricolor do Morumbi, a eliminação vexatória na segunda fase da Conmebol Libertadores 2019 rendeu memes e muitas críticas ao clube. Já do lado corinthiano, a preocupação pela continuidade do time na Conmebol Sul-Americana também foi motivo de muitos comentários. As duas equipes se enfrentaram no domingo seguinte, em Itaquera. O jogo foi vencido pelos donos de casa.  Comentando os principais momentos do futebol, #OAlanbrado foi convidado do programa esportivo " Rebatida ", exibido ao vivo pela Rádio Itatiba, web rádio com programação variada e que está sediada no município paulista de mesmo nome. A participação foi no dia 15 de fevereiro e está disponíve

Centenário do derby Corinthians x Palmeiras é comemorado com lançamento de livro

Escrito pelos jornalistas Celso Unzelte e PVC, livro que celebra uma das maiores rivalidades do futebol mundial é lançado no Pacaembu no aniversário do grande clássico Corinthians e Palmeiras se enfrentaram pela primeira vez há 100 anos. A vitória palestrina no jogo disputado em 6 de maio de 1917 por 3 a 0, iniciou uma história que levou as duas equipes para a galeria das maiores do mundo. De lá para cá, muita história. E para celebrar essa rivalidade, dois grandes jornalistas esportivos se juntaram para escrever um livro que vale a pena a leitura. Além de palmeirenses e corintianos, o livro   é um documento histórico que, com dados e momentos importantes da história do futebol brasileiro em que Palmeiras e Corinthians fizeram parte, é uma leitura bastante recomendada para qualquer fã deste esporte. O lançamento do livro foi realizado no aniversário do grande clássico. O Auditório Armando Nogueira, dentro do Museu do Futebol, no Estádio do Pacaembu, recebeu na plateia torcedo

O fim da Rádio Bradesco Esportes FM

A Rádio Bradesco Esportes FM não existe mais. Criada a partir da parceria entre Grupo Bel, Banco Bradesco e o Grupo Bandeirantes de Comunicação em 2012 visando os Jogos Olímpicos Rio 2016 , a emissora encerra suas atividades no melhor momento de sua curta história. Audiência cativa, boas revelações jornalísticas, momentos importantes e uma grade consolidada não foram suficientes para o banco continuar investindo na emissora. Estreia da Rádio Bradesco em 2012 Chamada: Encerramento da Rádio em 2017 O impacto gerado pelo fim dessa rádio é grande. A Bradesco Esportes FM conseguiu trazer para o dial uma nova maneira de se fazer jornalismo esportivo, com linguagem jovem e próxima do ouvinte. O Brasil, que ainda precisa desenvolver o gosto popular as demais modalidades, perde sua única rádio 100℅ esportiva de alcance nacional. Até mesmo dentro do Grupo Bandeirantes (e suas muitas estações de rádio com os mais variados segmentos: música sertaneja, de trânsito, de jor