Pular para o conteúdo principal

Centenário do derby Corinthians x Palmeiras é comemorado com lançamento de livro

Escrito pelos jornalistas Celso Unzelte e PVC, livro que celebra uma das maiores rivalidades do futebol mundial é lançado no Pacaembu no aniversário do grande clássico

Corinthians e Palmeiras se enfrentaram pela primeira vez há 100 anos. A vitória palestrina no jogo disputado em 6 de maio de 1917 por 3 a 0, iniciou uma história que levou as duas equipes para a galeria das maiores do mundo. De lá para cá, muita história. E para celebrar essa rivalidade, dois grandes jornalistas esportivos se juntaram para escrever um livro que vale a pena a leitura. Além de palmeirenses e corintianos, o livro é um documento histórico que, com dados e momentos importantes da história do futebol brasileiro em que Palmeiras e Corinthians fizeram parte, é uma leitura bastante recomendada para qualquer fã deste esporte.

O lançamento do livro foi realizado no aniversário do grande clássico. O Auditório Armando Nogueira, dentro do Museu do Futebol, no Estádio do Pacaembu, recebeu na plateia torcedores de ambos os times que, misturados, ouviram atentamente os autores do livro, Celso Unzelte, corintiano, e Paulo Vinícius Coelho, palmeirense, além do jornalista Juca Kfouri e o ex-jogador e comentarista Zé Elias.



Os autores começaram o debate falando do motivo do lançamento do livro. Para PVC, este livro representa mais do que a rivalidade futebolística do derby. Para ele, significa a parceria com Celso Unzelte, amizade que tem há mais de 20 anos. O comentarista dos canais Fox Sports relembrou momentos em redações no início da carreira e também falou sobre momentos marcantes de Palmeiras x Corinthians, tanto como torcedor, quanto como jornalista.

Juca Kfouri também falou sobre profissão e sobre o derby. O jornalista, que disse que a rivalidade maior para ele era Corinthians x São Paulo (pois cresceu em uma família com muitos são-paulinos), escolheu cinco Corinthians e Palmeiras inesquecíveis. Ao ser perguntado se a rivalidade já falou mais alto na hora de escrever textos, Kfouri disse que, quando se está no jornalismo, você passa a torcer pelas pessoas; não dá para torcer contra, por exemplo, um Telê Santana ou um São Marcos.



Outro convidado do debate, Zé Elias jogou no Corinthians e participou da rivalidade contra o Palmeiras. Perguntado sobre as rivalidades que já disputou, Zé, que é comentarista da ESPN Brasil e já jogou em países da Europa, se decepcionou com a rivalidade entre Inter e Milan, na Itália, que não se compara ao do derby paulistano. Dos países que jogou, ele destaca a que mais se aproxima, que foi quando jogou na Grécia. 


"Derby Corinthians x Palmeiras: 100 anos de Rivalidade" tem um diferencial curioso: há duas "capas" para agradar corintianos e palmeirenses. De um lado, a capa do Corinthians e, de outro, a do Palmeiras. Metade do livro para uma equipe e, a outra metade, para o outro. Juca Kfouri e Mauro Beting, Washington Olivetto e Simoninha assinam o prefácio da publicação.

Com 144 páginas, o livro lançado pela editora Inbook. O lançamento no auditório do Museu do Futebol pode ser visto na íntegra no canal do museu no YouTube

Palmeiras x Corinthians é uma das maiores rivalidades do futebol. Sempre que se encontram, pode se esperar uma grande partida, com resultado imprevisível.

Facebook/Museu do Futebol

Leia Também


Comentários

Posts mais acessados

Editor de #OAlanbrado participa de programa esportivo em web rádio

"Rebatida" é a hora esportiva semanal da Rádio Itatiba; programa que comenta sobre assuntos futebolísticos está disponível na íntegra pela internet São Paulo e Corinthians jogaram por competições internacionais e suas participações foram bastante comentadas pelos fãs do futebol brasileiro. Por parte do Tricolor do Morumbi, a eliminação vexatória na segunda fase da Conmebol Libertadores 2019 rendeu memes e muitas críticas ao clube. Já do lado corinthiano, a preocupação pela continuidade do time na Conmebol Sul-Americana também foi motivo de muitos comentários. As duas equipes se enfrentaram no domingo seguinte, em Itaquera. O jogo foi vencido pelos donos de casa.  Comentando os principais momentos do futebol, #OAlanbrado foi convidado do programa esportivo " Rebatida ", exibido ao vivo pela Rádio Itatiba, web rádio com programação variada e que está sediada no município paulista de mesmo nome. A participação foi no dia 15 de fevereiro e está disponíve

O fim da Rádio Bradesco Esportes FM

A Rádio Bradesco Esportes FM não existe mais. Criada a partir da parceria entre Grupo Bel, Banco Bradesco e o Grupo Bandeirantes de Comunicação em 2012 visando os Jogos Olímpicos Rio 2016 , a emissora encerra suas atividades no melhor momento de sua curta história. Audiência cativa, boas revelações jornalísticas, momentos importantes e uma grade consolidada não foram suficientes para o banco continuar investindo na emissora. Estreia da Rádio Bradesco em 2012 Chamada: Encerramento da Rádio em 2017 O impacto gerado pelo fim dessa rádio é grande. A Bradesco Esportes FM conseguiu trazer para o dial uma nova maneira de se fazer jornalismo esportivo, com linguagem jovem e próxima do ouvinte. O Brasil, que ainda precisa desenvolver o gosto popular as demais modalidades, perde sua única rádio 100℅ esportiva de alcance nacional. Até mesmo dentro do Grupo Bandeirantes (e suas muitas estações de rádio com os mais variados segmentos: música sertaneja, de trânsito, de jor