Pular para o conteúdo principal

Eurocopa 2016: Da ameaça de terrorismo à festa dentro de campo


Portugal é campeão da competição; é o primeiro título importante da seleção principal na história. Michael Regan / Getty

Dizer que a UEFA Euro 2016 foi emocionante do começo ao fim não é bem verdade. Ao contrário da última Copa do Mundo, em que as seleções protagonizaram grandes jogos e com grande número de gols, a Euro deste ano falhou no quesito grandes emoções. Partidas fracas marcaram a primeira fase do torneio. A grande surpresa, sem dúvida, durante toda a competição foi a Islândia, que conseguiu ir muito além do que era esperado e conquistou o carinho de fãs por todo o mundo. A próxima Eurocopa não terá sede fixa, em comemoração ao 60º aniversário da UEFA.

A competição ocorreu em um momento de grande tensão mundial por conta das ameaças frequentes de terrorismo. A luta contra o terror deixou franceses e organizadores de olhos abertos para garantir que a competição ocorresse sem maiores problemas. Essa preocupação é a que o Brasil terá também para a realização dos Jogos Olímpicos em agosto.

Durante a Eurocopa, os problemas de segurança foram relacionados por diversos fatores, que não o terrorismo. Briga entre torcedores, xenofobia e ataque a imprensa marcaram negativamente a competição. Como, por exemplo, o jogo entre Croácia e República Tcheca em que sinalizadores foram jogados em campo, que rendeu punição aos croatas. Outro exemplo negativo foram as confusões entre torcedores dentro e fora dos estádios. Logo no segundo dia de jogos, torcedores de Rússia e Inglaterra protagonizaram momentos vergonhosos. 

Ainda, profissionais de mídia sofreram na cobertura da competição. Repórteres da TV Bandeirantes e do Esporte Interativo relataram abusos e ataques violentos. Além disso, foi possível identificar a falta de preparo da polícia local para dar suporte nestes casos.

Ao mesmo tempo, em diversas partes do mundo, ataques deixaram as pessoas cada vez mais preocupadas. Atentados no aeroporto de Istambul, na Turquia, e em uma boate em Orlando, nos Estados Unidos, foram alguns deles. 

Outros dois grandes eventos dividiram as atenções no noticiário mundial. Na América, a realização da Copa America Centenario chamou a atenção de todo o mundo por dois motivos principais. Além de ser uma competição realizada nos Estados Unidos, o vexame cada vez mais frequente da Seleção Brasileira reforçou a ideia de falência do nosso futebol.


O outro motivo com certeza foi a surpreendente declaração do melhor jogador do mundo por colocar em dúvida sua participação nas próximas competições com a seleção. Messi, após o vice campeonato com a Argentina, deu essa declaração polêmica.

O plebiscito no Reino Unido para consulta da população sobre a permanência na União Europeia foi outro grande assunto discutido neste último mês. A votação que culminou na decisão da população de sair do bloco (a vitória do 'Brexit') ocorreu pouco antes da eliminação da Inglaterra na Eurocopa, que gerou muitas piadas aos ingleses, que nunca conquistaram o torneio. 

No fim das contas, França e Portugal chegaram a final. O que não é uma grande surpresa, afinal os franceses são os donos de casa e a seleção portuguesa conta com um dos maiores jogadores do futebol mundial, que é Cristiano Ronaldo. Mas para quem esperava que a decisão tivesse presença garantida da Alemanha decepcionou-se com o resultado. 



A atual campeã mundial não conquista a competição europeia desde 1996. O jogo da eliminação frente aos franceses mostrou uma Alemanha irreconhecível comparada a que venceu o Brasil há dois anos em resultado histórico. O jogo contra a França contou com erros alemães e o domínio dos donos de casa. 


Mas histórias bacanas marcaram a competição. A Islândia, com futebol com pouca expressão no cenário mundial, bateu grandes seleções e chegou longe na Eurocopa. Na sua primeira participação no torneio, a equipe chegou até as quartas de final. O feito fez com que os islandeses acumulassem admiradores em todo o mundo, pela sua história e batalha dentro de campo. 

Outra equipe que surpreendeu e fez um bom resultado na competição foi País de Gales que, assim como como a Islândia, fez a sua primeira participação e chegou à semifinal do torneio. Bale é a principal estrela do time. 

Com as atenções voltadas para o que acontece dentro de campo, a torcida então entrou no clima da competição. No Brasil, a Eurocopa foi transmitida na integra por Bandeirantes e pelo SporTV. A TV Globo transmitiu a fase final da competição e alguns jogos. Por parte da Band, alguns jogos conquistaram grande audiência, já que ela exibiu alguns em TV aberta.

Christian Hartmann / Reuters

Além disso, as imagens da festa na França mostraram que a competição tem objetivo de unir as pessoas em prol da alegria e comemoração. A Eurocopa, aos poucos, mostrou que é possível. Porque a torcida gosta de emoção dentro de campo. A torcida vibrando. As áreas espalhadas pelo país com torcedores assistindo aos jogos em telões dão esperança de que nem tudo está perdido.

A nossa torcida agora é que o Rio faça bem feito em agosto. 

Leia também


Comentários

Posts mais acessados

Editor de #OAlanbrado participa de programa esportivo em web rádio

"Rebatida" é a hora esportiva semanal da Rádio Itatiba; programa que comenta sobre assuntos futebolísticos está disponível na íntegra pela internet São Paulo e Corinthians jogaram por competições internacionais e suas participações foram bastante comentadas pelos fãs do futebol brasileiro. Por parte do Tricolor do Morumbi, a eliminação vexatória na segunda fase da Conmebol Libertadores 2019 rendeu memes e muitas críticas ao clube. Já do lado corinthiano, a preocupação pela continuidade do time na Conmebol Sul-Americana também foi motivo de muitos comentários. As duas equipes se enfrentaram no domingo seguinte, em Itaquera. O jogo foi vencido pelos donos de casa.  Comentando os principais momentos do futebol, #OAlanbrado foi convidado do programa esportivo " Rebatida ", exibido ao vivo pela Rádio Itatiba, web rádio com programação variada e que está sediada no município paulista de mesmo nome. A participação foi no dia 15 de fevereiro e está disponíve

Centenário do derby Corinthians x Palmeiras é comemorado com lançamento de livro

Escrito pelos jornalistas Celso Unzelte e PVC, livro que celebra uma das maiores rivalidades do futebol mundial é lançado no Pacaembu no aniversário do grande clássico Corinthians e Palmeiras se enfrentaram pela primeira vez há 100 anos. A vitória palestrina no jogo disputado em 6 de maio de 1917 por 3 a 0, iniciou uma história que levou as duas equipes para a galeria das maiores do mundo. De lá para cá, muita história. E para celebrar essa rivalidade, dois grandes jornalistas esportivos se juntaram para escrever um livro que vale a pena a leitura. Além de palmeirenses e corintianos, o livro   é um documento histórico que, com dados e momentos importantes da história do futebol brasileiro em que Palmeiras e Corinthians fizeram parte, é uma leitura bastante recomendada para qualquer fã deste esporte. O lançamento do livro foi realizado no aniversário do grande clássico. O Auditório Armando Nogueira, dentro do Museu do Futebol, no Estádio do Pacaembu, recebeu na plateia torcedo

O fim da Rádio Bradesco Esportes FM

A Rádio Bradesco Esportes FM não existe mais. Criada a partir da parceria entre Grupo Bel, Banco Bradesco e o Grupo Bandeirantes de Comunicação em 2012 visando os Jogos Olímpicos Rio 2016 , a emissora encerra suas atividades no melhor momento de sua curta história. Audiência cativa, boas revelações jornalísticas, momentos importantes e uma grade consolidada não foram suficientes para o banco continuar investindo na emissora. Estreia da Rádio Bradesco em 2012 Chamada: Encerramento da Rádio em 2017 O impacto gerado pelo fim dessa rádio é grande. A Bradesco Esportes FM conseguiu trazer para o dial uma nova maneira de se fazer jornalismo esportivo, com linguagem jovem e próxima do ouvinte. O Brasil, que ainda precisa desenvolver o gosto popular as demais modalidades, perde sua única rádio 100℅ esportiva de alcance nacional. Até mesmo dentro do Grupo Bandeirantes (e suas muitas estações de rádio com os mais variados segmentos: música sertaneja, de trânsito, de jor