Pular para o conteúdo principal

Novidades na TV e internet ajudam a entender melhor o futebol

Gostar de futebol é, até certo ponto, 'fácil'. Nos identificamos com um clube, seja por questões familiares, tradições ou mesmo por aquele time vencedor nos representar algo. A paixão vai de cada um. E, para acompanhar o esporte, é entender o sentido: quem fizer mais gols, ganha. Simples. Mas para quem é louco por tudo isso de verdade, faz do esporte bretão algo muito maior. E a gente gosta disso. Por exemplo, não basta apenas ver o jogo. Tem que ver o pré, o pós e o noticiário do dia seguinte.


Infelizmente, a forma como a grande mídia trata o futebol vem se tornando repetitiva e, em determinados momentos, chata. Vai ano, passa ano, as mesmas maneiras de conduzir informação e inovando pouco. A busca por um jornalismo mais descontraído trouxe mais gritaria, piadinhas e falta de conteúdo informativo e de qualidade. O jornalismo esportivo é, cada vez mais, tratado como entretenimento e deixando os valores da profissão de lado.


Mas 2016 trouxe algumas agradáveis novidades para o fã de futebol. Uma na televisão a cabo e outra na internet que vale muito a pena conhecer. Um já alcançou a liderança da TV paga e outro recém estreou e promete ser um grande sucesso.



Descontração e muita informação agora na Internet


Desde que mudou sua linha editorial buscando algo mais moderno e "leve", a ESPN Brasil deixou de lado a marca que acompanha o canal há quase 20 anos. Alguns programas que fizeram sucesso na emissora deixaram de existir para dar lugar a programas de debates exaustivos e em várias edições diárias. Um dos programas extintos e que deixa saudades no "fã de esporte" é o Loucos Por Futebol. O semanal ficou no ar pelos canais ESPN por mais de dez anos. Trazia sempre uma novidade e curiosidade sobre o mundo dos esportes. Hinos, camisas, flâmulas, grandes personagens e muita história. Foi um programa marcante.


Aos poucos, o programa foi tirado do ar. O apresentador Marcelo Duarte — um dos jornalistas mais curiosos do país — foi o primeiro a sair. Depois, foi Paulo Vinícius Coelho, um dos mais renomados jornalistas esportivos do país. Do programa, só  Celso Unzelte, outro grande jornalista, que seguiu no canal da Disney. 

Para quem sente saudades do programa, os três se juntaram novamente e estão lançando um semanal na internet. O 3loucados é um projeto que traz três grandes loucos por futebol. O maior trio de curiosidades do jornalismo brasileiro. A turma vai se reunir uma vez por semana no seu canal do YouTube. O primeiro foi ao ar no início de maio.

Este projeto na verdade já teve uma primeira fase, no final do ano passado. Os poucos vídeos que foram ao ar (com o intuito de ser "pílulas" sobre algum tema) foram excluídos para dar lugar a esta nova fase. Serão vídeos um pouco mais longos, mas bem mais dinâmicos do que era na TV.


O programa foge da mesmice dos canais esportivos e programas de futebol. O conteúdo será voltado para mostrar um lado que o fã de futebol de verdade sente falta na grande mídia. Contar a história, relembrar grandes nomes e ser curioso. Tudo isso de forma bem humorada, afinal, o entrosamento dos três é algo incrível.

Será publicado vídeo novo toda terça-feira, as 11h. E o primeiro, que já foi ao ar, mostra bem como será daqui para frente. A participação do locutor e apresentador dos canais ESPN, Eduardo Monsanto, foi bem bacana. Ele conta do trabalho que está desenvolvendo em tentar reerguer o Serrano FC, do Rio de Janeiro. O clube passa por dificuldades e, por conta disso, o jornalista lançou o projeto Camisa com História Não Morre, com o intuito de arrecadar fundos para o clube da cidade. É possível contribuir com o projeto no site Kickante.

O canal está aberto no YouTube e também tem contas em outras redes sociais. É super recomendado se inscrever. Um espaço especial só para quem é louco mesmo pelo futebol.

Liderança na TV paga com números e estatísticas nas noites de sexta


Tudo bem que o futebol não é uma ciência exata. Longe disso. É o esporte que mais acontece o imprevisto. Mas é importante sempre analisá-lo: a sua história, as estatísticas e sua importância social na vida das pessoas. Do lado dos números, são poucos os jornalistas (e até mesmo, os técnicos) que sabem fazer uma analise mais aprofundada do esporte dentro das quatro linhas. E o Fox Sports conseguiu reunir um trio que dá uma aula incrível sobre futebol em meia hora de programa.

Em abril, o canal esportivo lançou o Raio Fox. Os jornalistas Paulo Vinícius Coelho e Mauro Beting analisam números, dados e estatísticas dos jogos da semana, dos que irão acontecer e também dos clubes e dos jogadores. É uma aprendizagem incrível para quem quer saber mais a fundo deste esporte. Os dados apresentados são de extrema importância e mostra que nunca saberemos tanto sobre as coisas e que o futebol está sempre se modernizando.



O programa conta também com a presença do especialista em estatísticas, José Eduardo Romanini, fundador do site Footstats. Os comentários, os gráficos e a quantidade de informação é fenomenal. Não à toa que o canal já conseguiu uma excelente audiência.

A atração vai ao ar toda as sextas-feiras, a partir das 22h30.

****

Ainda dá para acreditar em bom conteúdo esportivo na grande mídia. Com os serviços in streaming e os grupos cada vez mais se unindo de acordo com seus interesses, surgirão outros bons exemplos para acompanharmos. Listamos dois agora. Se você tiver outro que é bacana acompanhar, por favor, indique. ;)

Leia Também

 Fluminense conquista Primeira Liga: os números da primeira edição

Comentários

Posts mais acessados

Editor de #OAlanbrado participa de programa esportivo em web rádio

"Rebatida" é a hora esportiva semanal da Rádio Itatiba; programa que comenta sobre assuntos futebolísticos está disponível na íntegra pela internet São Paulo e Corinthians jogaram por competições internacionais e suas participações foram bastante comentadas pelos fãs do futebol brasileiro. Por parte do Tricolor do Morumbi, a eliminação vexatória na segunda fase da Conmebol Libertadores 2019 rendeu memes e muitas críticas ao clube. Já do lado corinthiano, a preocupação pela continuidade do time na Conmebol Sul-Americana também foi motivo de muitos comentários. As duas equipes se enfrentaram no domingo seguinte, em Itaquera. O jogo foi vencido pelos donos de casa.  Comentando os principais momentos do futebol, #OAlanbrado foi convidado do programa esportivo " Rebatida ", exibido ao vivo pela Rádio Itatiba, web rádio com programação variada e que está sediada no município paulista de mesmo nome. A participação foi no dia 15 de fevereiro e está disponíve

Centenário do derby Corinthians x Palmeiras é comemorado com lançamento de livro

Escrito pelos jornalistas Celso Unzelte e PVC, livro que celebra uma das maiores rivalidades do futebol mundial é lançado no Pacaembu no aniversário do grande clássico Corinthians e Palmeiras se enfrentaram pela primeira vez há 100 anos. A vitória palestrina no jogo disputado em 6 de maio de 1917 por 3 a 0, iniciou uma história que levou as duas equipes para a galeria das maiores do mundo. De lá para cá, muita história. E para celebrar essa rivalidade, dois grandes jornalistas esportivos se juntaram para escrever um livro que vale a pena a leitura. Além de palmeirenses e corintianos, o livro   é um documento histórico que, com dados e momentos importantes da história do futebol brasileiro em que Palmeiras e Corinthians fizeram parte, é uma leitura bastante recomendada para qualquer fã deste esporte. O lançamento do livro foi realizado no aniversário do grande clássico. O Auditório Armando Nogueira, dentro do Museu do Futebol, no Estádio do Pacaembu, recebeu na plateia torcedo

O fim da Rádio Bradesco Esportes FM

A Rádio Bradesco Esportes FM não existe mais. Criada a partir da parceria entre Grupo Bel, Banco Bradesco e o Grupo Bandeirantes de Comunicação em 2012 visando os Jogos Olímpicos Rio 2016 , a emissora encerra suas atividades no melhor momento de sua curta história. Audiência cativa, boas revelações jornalísticas, momentos importantes e uma grade consolidada não foram suficientes para o banco continuar investindo na emissora. Estreia da Rádio Bradesco em 2012 Chamada: Encerramento da Rádio em 2017 O impacto gerado pelo fim dessa rádio é grande. A Bradesco Esportes FM conseguiu trazer para o dial uma nova maneira de se fazer jornalismo esportivo, com linguagem jovem e próxima do ouvinte. O Brasil, que ainda precisa desenvolver o gosto popular as demais modalidades, perde sua única rádio 100℅ esportiva de alcance nacional. Até mesmo dentro do Grupo Bandeirantes (e suas muitas estações de rádio com os mais variados segmentos: música sertaneja, de trânsito, de jor