Pular para o conteúdo principal

7 Livros sobre Futebol no Google Play (4 deles, de graça!)

A tecnologia como parte da nossa vida é uma realidade. Mudamos nossos hábitos e adquirimos novos costumes. O principal deles referente aos nossos hobbies, como, por exemplo, ler. Há quem ainda prefira (e me incluo entre eles) ter o livro físico e guardá-lo como um troféu na estante (tenho alguns bem legais aqui), mas é bem verdade que os ebooks são bem mais práticos e, em alguns casos, seus preços saem mais em conta.


Para quem ainda não conhece os livros digitais (ou não teve a oportunidade de encontrar algo legal para ler), #OAlanbrado reúne uma seleção de livros baratos — e alguns de graça — sobre futebol que são extremamente interessantes e que podem ser encontrados no Google Play. Claro, existem muitos outros livros (e em outras lojas virtuais), mas é bom para, pelo menos, começar a leitura por estes bons títulos.



A COPA COMO ELA É: A HISTÓRIA DE DEZ ANOS DE PREPARAÇÃO PARA A COPA DE 2014


Correspondente internacional, Jamil Chade é um dos mais renomados jornalistas brasileiros. Vive na Suíça há mais de dez anos e conhece bem os bastidores da política internacional e dos esportes. Dois livros dele disponíveis no Google Play são bem interessantes e que merecem a leitura de quem quer saber mais sobre futebol e as sujeiras por volta dele. Um deles é este: A Copa como ela é. O Mundial de Futebol 2014 foi um grande espetáculo (tanto para o bem, como para o mal). Fora de campo, negociações fraudulentas entre dirigentes, ligações controversas e muita bagunça. No final das contas, quem não teve bons frutos disso foi a população brasileira que ficou sem o tão aclamado "legado".

O Brasil foi escolhido em 2007 para ser sede da Copa que deu o tetracampeonato à Alemanha. O pré-Copa foi recheado de polêmicas e tensões. Mesmo sendo escrito em 2014 (meses antes do pontapé inicial do torneio), é uma leitura muito interessante para que consigamos analisar bem também este conturbado momento político que vivemos.

Autor: Jamil Chade
Editora: Companhia das Letras
Preço: R$ 5,99 (veja a página no Google Play; é possível ler uma amostra das primeiras páginas de graça).


A PÁTRIA DE CHUTEIRAS


Nelson Rodrigues é um dos maiores cronistas esportivos de todos os tempos. Em comemoração a chegada da Copa 2014, foi lançada uma coleção com as melhores crônicas publicadas pelo escritor nos jornais nas Copas do Mundo em que foi comentarista. No livro, a paixão pelo país, o orgulho pela sua cidade e a esperança na seleção brasileira. É uma leitura muito bacana para analisarmos o espírito dentro do país (que sofre com o "complexo de vira-lata") rumo aos primeiros títulos de Mundial.

Autor: Nelson Rodrigues
Editora: Nova Fronteira

HISTÓRIA DAS COPAS


Dois especiais de O Estado de S. Paulo são pratos cheios para quem gosta de história do futebol. Escrito pelo jornalista José Eduardo de Carvalho, o livro faz uma análise da pré história do Mundial de Seleções e conta cada uma das edições até a de 2010, na África do Sul. Além disso, muitos números e informações históricas marcam a publicação.

Autor: José Eduardo de Carvalho
Editora: O Estado de S.Paulo


SOMOS O BRASIL: EDIÇÃO BILÍNGUE


Mais uma vez, Nelson Rodrigues. O dramaturgo criticava nosso "excesso de humildade". Seus textos traduzem uma época que o Brasil acumulava grandes conquistas. Tanto dentro de campo, passando pelos avanços estruturais indo até o Miss Universo. Essa edição é uma leitura agradável e super rápida (o livro é em português e também em inglês, no qual, das 183 páginas, metade é a tradução). 


Autor: Nelson Rodrigues
Editora:  Nova Fronteira


150 ANOS DE FUTEBOL

Para entender de futebol é necessário muito estudo. Isso não é simplesmente um jogo. Passa pelas regras e chega em setores importantes do nosso dia a dia, como a sociedade em geral e a política. Neste livro, o autor faz uma análise histórica dos momentos importantes do esporte. Destinado a quem quer ter uma noção inicial sobre os acontecimentos futebolísticos desde os primórdios na Inglaterra até o surgimento das primeiras organizações. 

Autor: José Eduardo de Carvalho
Editora: O Estado de S.Paulo

POLÍTICA, PROPINA E FUTEBOL: COMO O PADRÃO FIFA AMEAÇA O ESPORTE MAIS POPULAR DO PLANETA

Mais um livro do excepcional jornalista Jamil Chade. Corresponde dos canais ESPN e do jornal O Estado de S. Paulo, Jamil tem um currículo e conhecimento muito admiráveis por todos. E ele sabe parte desse mundo dos cartolas do futebol. Em 2015, em operação do FBI, nomes importantes da mais alta cúpula da FIFA foram presos durante congresso da entidade. O livro conta como esta operação foi feita, as circunstâncias e como que este esquema criminoso da federação se consolida e fortalece nomes há muito tempo. Disputas de poderes, ego e muita rivalidade. Cartas marcadas para escolha de sedes. Até direitos de TV envolvidos. A FIFA passa por cima de Constituições e regulamentações de países para dar seu show. O império do mal está sendo descoberto.

Autor:  Jamil Chade
Editora: Objetiva
Preço: R$ 17,90 (página do livro no Google Play).

 

HISTÓRIA DO LANCE! – PROJETO E PRÁTICA DE JORNALISMO ESPORTIVO



Esse é um dos mais fantásticos! Colunista de TV do portal UOL e da Folha de S. Paulo, Mauricio Stycer faz uma análise incrível do jornalismo no Brasil. Focado no jornalismo esportivo, o autor conta o processo da criação dos primeiros jornais no país, a divisão social e a rivalidade criada entre São Paulo x Rio de Janeiro graças aos impressos no início do século passado. O papel deles durante a consolidação do futebol como esporte do povo, a falta de jornalistas esportivos de qualidade e os primeiros comentaristas esportivos importantes da nossa história. O livro é o trabalho de mestrado do renomado jornalista. 


Tudo isso para contextualizar o porquê o lançamento do diário esportivo Lance! em 1997 foi tão importante para nossa história. Este foi o penúltimo jornal impresso lançado no país. Nos últimos anos, vemos muitas redações ficando enxutas e títulos sendo extintos (o último de alcance nacional lançado foi o Valor Econômico). O Lance! revolucionou a forma como o torcedor vê as notícias. Manchetes "para cima" e o primeiro de formato tabloide e 100% colorido são as características do diário.

Autor: Mauricio Stycer
Editora: e-galáxia
 

****

É claro que há muitos outros livros nas muitas lojas virtuais. Esses são alguns. Conhece mais algum? Compartilhe com a gente! ;)


Leia Também


Comentários

Posts mais acessados

Editor de #OAlanbrado participa de programa esportivo em web rádio

"Rebatida" é a hora esportiva semanal da Rádio Itatiba; programa que comenta sobre assuntos futebolísticos está disponível na íntegra pela internet São Paulo e Corinthians jogaram por competições internacionais e suas participações foram bastante comentadas pelos fãs do futebol brasileiro. Por parte do Tricolor do Morumbi, a eliminação vexatória na segunda fase da Conmebol Libertadores 2019 rendeu memes e muitas críticas ao clube. Já do lado corinthiano, a preocupação pela continuidade do time na Conmebol Sul-Americana também foi motivo de muitos comentários. As duas equipes se enfrentaram no domingo seguinte, em Itaquera. O jogo foi vencido pelos donos de casa.  Comentando os principais momentos do futebol, #OAlanbrado foi convidado do programa esportivo " Rebatida ", exibido ao vivo pela Rádio Itatiba, web rádio com programação variada e que está sediada no município paulista de mesmo nome. A participação foi no dia 15 de fevereiro e está disponíve

Centenário do derby Corinthians x Palmeiras é comemorado com lançamento de livro

Escrito pelos jornalistas Celso Unzelte e PVC, livro que celebra uma das maiores rivalidades do futebol mundial é lançado no Pacaembu no aniversário do grande clássico Corinthians e Palmeiras se enfrentaram pela primeira vez há 100 anos. A vitória palestrina no jogo disputado em 6 de maio de 1917 por 3 a 0, iniciou uma história que levou as duas equipes para a galeria das maiores do mundo. De lá para cá, muita história. E para celebrar essa rivalidade, dois grandes jornalistas esportivos se juntaram para escrever um livro que vale a pena a leitura. Além de palmeirenses e corintianos, o livro   é um documento histórico que, com dados e momentos importantes da história do futebol brasileiro em que Palmeiras e Corinthians fizeram parte, é uma leitura bastante recomendada para qualquer fã deste esporte. O lançamento do livro foi realizado no aniversário do grande clássico. O Auditório Armando Nogueira, dentro do Museu do Futebol, no Estádio do Pacaembu, recebeu na plateia torcedo

O fim da Rádio Bradesco Esportes FM

A Rádio Bradesco Esportes FM não existe mais. Criada a partir da parceria entre Grupo Bel, Banco Bradesco e o Grupo Bandeirantes de Comunicação em 2012 visando os Jogos Olímpicos Rio 2016 , a emissora encerra suas atividades no melhor momento de sua curta história. Audiência cativa, boas revelações jornalísticas, momentos importantes e uma grade consolidada não foram suficientes para o banco continuar investindo na emissora. Estreia da Rádio Bradesco em 2012 Chamada: Encerramento da Rádio em 2017 O impacto gerado pelo fim dessa rádio é grande. A Bradesco Esportes FM conseguiu trazer para o dial uma nova maneira de se fazer jornalismo esportivo, com linguagem jovem e próxima do ouvinte. O Brasil, que ainda precisa desenvolver o gosto popular as demais modalidades, perde sua única rádio 100℅ esportiva de alcance nacional. Até mesmo dentro do Grupo Bandeirantes (e suas muitas estações de rádio com os mais variados segmentos: música sertaneja, de trânsito, de jor