Pular para o conteúdo principal

Sucesso da NFL no Brasil coloca CBF no 'chinelo'

Antes, é importante separar. Não tem como comparar uma federação de um país com a maior liga de futebol americano do mundo, uma das maiores do esporte em geral. A NFL disputa concorrência no mercado mundial com a Copa do Mundo de Futebol, Liga dos Campeões da Europa e os Jogos Olímpicos. Seria injusto querer medir uma com a outra. Isso é óbvio. Mas alguns detalhes chamam a atenção.

Na última semana, o colunista Lauro Jardim, d'O Globo, destacou uma pesquisa da Consultoria  Bites. O site da liga norte-americana é mais popular entre os brasileiros do que o próprio site da CBF. Segundo a nota, nos últimos seis meses, por coisa de um milhão de visitas, o site NFL.com foi mais visitado do que a federação que organiza (ou tenta) o futebol nacional. Além disso, o tempo de visita também foi maior, com 14 minutos, número quase 5 vezes maior que o da CBF.



De novo, é importante separar algumas coisas. Os parâmetros, neste caso, chegam a ser injustos se comparados. Mas é aí que a CBF peca. O site da NFL trás conteúdos exclusivos, uma cobertura da competição muito grande, com reportagens, conteúdos interativos, vídeos, etc. O site CBF.com.br, apesar de trazer conteúdos exclusivos, serve mais para ser o local de informativos da federação. Notas oficiais, divulgação de datas, escalas de arbitragem e breves conteúdos esportivos, tudo muito mal explorado. Parece até uma realidade paralela com o que está acontecendo dentro de campo no Brasil. Sequer há um site oficial que leve para o "Brasileirão Chevrolet" e reforçar a marca do principal campeonato nacional.

Explorar a marca na internet é algo que a CBF (que, hoje, está melhor do que já foi) deveria fazer com mais qualidade há muito tempo. Ouvir o torcedor, criar espaço para debate, investir nas redes sociais, etc. Se bem que o "carinho" do torcedor para com a CBF não é lá essas coisas, mas é uma oportunidade para tentar reverter essa situação.

No "país do futebol", que gera milhões em contratos de TV (mesmo que só para exibição local - o futebol brasileiro no exterior quase não existe), atrai o torcedor que busca se engajar mais com sua paixão. Ratificando: não há como comparar CBF / NFL, mas fica a curiosidade que, nos últimos anos, o interesse pela bola oval vem crescendo. Cabe aos nossos dirigentes fazer com que o nosso futebol volte a chamar a atenção positivamente do nosso torcedor.

Saiba mais

 Primeira Liga é resultado da insatisfação de clubes e torcedores 

Comentários

Posts mais acessados

Editor de #OAlanbrado participa de programa esportivo em web rádio

"Rebatida" é a hora esportiva semanal da Rádio Itatiba; programa que comenta sobre assuntos futebolísticos está disponível na íntegra pela internet São Paulo e Corinthians jogaram por competições internacionais e suas participações foram bastante comentadas pelos fãs do futebol brasileiro. Por parte do Tricolor do Morumbi, a eliminação vexatória na segunda fase da Conmebol Libertadores 2019 rendeu memes e muitas críticas ao clube. Já do lado corinthiano, a preocupação pela continuidade do time na Conmebol Sul-Americana também foi motivo de muitos comentários. As duas equipes se enfrentaram no domingo seguinte, em Itaquera. O jogo foi vencido pelos donos de casa.  Comentando os principais momentos do futebol, #OAlanbrado foi convidado do programa esportivo " Rebatida ", exibido ao vivo pela Rádio Itatiba, web rádio com programação variada e que está sediada no município paulista de mesmo nome. A participação foi no dia 15 de fevereiro e está disponíve

Centenário do derby Corinthians x Palmeiras é comemorado com lançamento de livro

Escrito pelos jornalistas Celso Unzelte e PVC, livro que celebra uma das maiores rivalidades do futebol mundial é lançado no Pacaembu no aniversário do grande clássico Corinthians e Palmeiras se enfrentaram pela primeira vez há 100 anos. A vitória palestrina no jogo disputado em 6 de maio de 1917 por 3 a 0, iniciou uma história que levou as duas equipes para a galeria das maiores do mundo. De lá para cá, muita história. E para celebrar essa rivalidade, dois grandes jornalistas esportivos se juntaram para escrever um livro que vale a pena a leitura. Além de palmeirenses e corintianos, o livro   é um documento histórico que, com dados e momentos importantes da história do futebol brasileiro em que Palmeiras e Corinthians fizeram parte, é uma leitura bastante recomendada para qualquer fã deste esporte. O lançamento do livro foi realizado no aniversário do grande clássico. O Auditório Armando Nogueira, dentro do Museu do Futebol, no Estádio do Pacaembu, recebeu na plateia torcedo

O fim da Rádio Bradesco Esportes FM

A Rádio Bradesco Esportes FM não existe mais. Criada a partir da parceria entre Grupo Bel, Banco Bradesco e o Grupo Bandeirantes de Comunicação em 2012 visando os Jogos Olímpicos Rio 2016 , a emissora encerra suas atividades no melhor momento de sua curta história. Audiência cativa, boas revelações jornalísticas, momentos importantes e uma grade consolidada não foram suficientes para o banco continuar investindo na emissora. Estreia da Rádio Bradesco em 2012 Chamada: Encerramento da Rádio em 2017 O impacto gerado pelo fim dessa rádio é grande. A Bradesco Esportes FM conseguiu trazer para o dial uma nova maneira de se fazer jornalismo esportivo, com linguagem jovem e próxima do ouvinte. O Brasil, que ainda precisa desenvolver o gosto popular as demais modalidades, perde sua única rádio 100℅ esportiva de alcance nacional. Até mesmo dentro do Grupo Bandeirantes (e suas muitas estações de rádio com os mais variados segmentos: música sertaneja, de trânsito, de jor